Papo com o Dedey #09 – Cadê o Glamour?!

3 de junho de 2015

depressao

Saaaaaaalve Dudes! Todo mundo pensa que quem faz comunicação/jornalismo é ou vai ficar rico em pouco tempo. Estou aqui hoje para desmentir tudo isso. Como costumo dizer que existem alguns abençoados por Cthulhu que conseguem enriquecer, porém a maioria de nós fica muito satisfeito em pagar as contas em dia e ganhar convites para um camarotezinho ali, outro camarotezinho lá!

A maioria das pessoas acha que todos os jornalistas tem o mesmo nível de faturamento do Willian Bonner. Ganha o mesmo salário que ele ganha e tem a lista de contatos tão grande quanto a que ele tem. Porém até mesmo o Tio Bonner teve de suar a camisa no calor do Rio de Janeiro, pra depois mandar na c*ralha toda. Na verdade, o jornalista é só mais um trabalhador, com um pouco mais de notabilidade. Claro que fazer uma matéria, escrever um texto para um site ou jornal impresso requer conhecimento, técnica e prática. Porém é mais um trabalho que dá MUITO trabalho.

Eu trabalho com comunicação a mais ou menos 4 anos. E assim como todas as crianças iludidas da vida achava: *nossa, quero ser jornalista, ganhar milhões pra entrevistar as pessoas e ficar viajando o tempo todo de um extremo ao outro*. Mas a banda não toca bem assim não! Aprendi na rua que nem sempre você vai fazer a reportagem do ano e ganhar o prêmio de melhor jornalista do ano. Aprendi que você vai ser ameaçado por estar fazendo o seu trabalho. E que sempre vai ter alguém te pedindo pra arrumar uma vaguinha de emprego em algum lugar.

As noites mal-dormidas, os almoços interrompidos e os olhos ardendo de tanto olhar para o monitor são companheiros inseparáveis de quem trabalha na área. Acostume-se com o fato de trabalhar o dia todo na pauta para ela ficar com 2 minutos de tempo final! Nada mais LOKO do que você sair da redação com a matéria escrita de um jeito e ela sair no jornal do dia seguinte toda modificada pelo editor chefe. Enfim, vou parar de falar se não eu choro! Semana que vem falo da falta de Glamour de ser um podcaster!

Nos vemos na próxima quarta-feira, fechado!? Se quiser mandar sugestões pro Dedey é só mandar e-mail para : andrey@thedudes.com.br

Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2017