Papo com o Dedey #05 – 70% dos brasileiros se informam pelo Facebook: QUE PERIGO!

6 de maio de 2015

Salve Dudes! Sei que é irônico, que esta coluna foi compartilhada no facebook como produto de informação, mas… Segue o jogo! Essa semana venho comentar uma notícia que li no Observatório da Imprensa. O post tinha o seguinte título: “Cerca de 70% dos brasileiros ativos no Facebook se informam pela rede social”. Minha primeira reação foi: WTF???? Corolho, como assim? Cthulhinho das profundezas!! Mas depois de todo o meu fricote, consegui formular uma opinião mais calma e concisa que compartilho agora com vocês.

Segundo pesquisa do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) as regiões Sudeste (57%), Sul (53,5%) e Centro-Oeste (54,3%) registraram os maiores percentuais de utilização da internet considerando-se todos os equipamentos. Já a região Norte teve a maior proporção (8,7%) de pessoas de 10 anos ou mais de idade que utilizaram a internet por meio de aparelhos com exceção do computador (celular, tablet, TV, etc). Tendo esse número em mãos, e sabendo da paixão do brasileiro por redes sociais, era óbvio que o grande “portal de notícias” da galera fosse à rede social, o Facebook. Mas aí mora o perigo.

Qualquer pessoa hoje pode gerar conteúdo. Seja ele positivo, negativo, embasado ou não! Cria-se um blog e pronto. Vejo muitas pessoas, por vezes, compartilhando posts de blogs da zueira como se aquilo realmente fosse uma notícia séria. Assim como vejo virais, feitos pra pegarem a galera desavisada, realmente contaminarem a TL com mentiras cabeludas compartilhadas dezenas de vezes!

Sei que a imprensa tradicional ainda não acompanha esse dinamismo e em vez de ver a web como um novo meio, com características próprias, as empresas tradicionais a encaram como uma nova ferramenta para distribuir conteúdos, originalmente produzidos em outros formatos. Muito por isso não sou contra, de forma alguma, a geração de conteúdo por coletivos autônomos de comunicação, sites, blogs e páginas, cujo trabalho é sério. Consumo todo dia textos e vídeos dessas mídias, que pesquisam e buscam dar um material confiável para os leitores.

Então galera, pesquisem, revisem bastante antes de compartilhar qualquer coisa na sua TL. Não faça parte da boiada!!! E, claro, continuem vindo ao Thedudes.com.br, pois nosso compromisso é sempre levar o melhor conteúdo sempre!

Nos vemos na próxima quarta-feira, fechado!? Se quiser mandar sugestões pro Dedey é só mandar e-mail para : andrey@thedudes.com.br

Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2017