Papo com o Dedey #04: Coringa pra lá, Coringa pra cá!

29 de abril de 2015
Hey, jovens, que rebeldia é essa? Se acalmem senhores dudes!

Hey, jovens, que rebeldia é essa? Se acalmem, senhores dudes!

Desde a semana passada o mundo nerd/geek está on fire! Estreia de “Avengers: Age of Ultron” (filme este que os dudes foram ver na pré-estreia) além de teaser vazado de Superman vs Batman (este que o Thedudes.com.br também esteve a frente de uma galera nas interwebs), além claro da divulgação de imagens do novo Coringa, que será interpretado por nada mais nada menos que ele, o senhor Jesus, mito mitoso, Jared Leto!

Uma verdadeira chuva de comentários, posts, discussões e comentários zueiros entupiram os servidores da rede mundial de computadores sobre esse tema. A variedade ia desde pessoas que acharam o visual muito foda e intimidador, como eu, até uma galera que detestou o visual, comparando o mesmo com figuras como Marilyn Manson e MC Guimê! Essa aqui, foi a foto divulgada por David Ayer, diretor do filme Esquadrão Suicida:

aa

Todos sabem que não morro de amores pela trilogia/universo Batman e seus feats. Na realidade, eu não gosto só do Bátima, como costumo chamar o homem morcego. Mas vi uma análise, de Russ Burlingame, redator do site ComicBook, que tenta explicar um pouco o porquê desse novo look do Joker! Se liga:

Luvas Púrpuras

Na maioria das histórias em quadrinhos de meados dos anos 90 o Coringa usava um par de luvas púrpuras, que ele parou de usar de uns tempos pra cá, dada a sua natureza instável, e seu estado de constante reinvenção mental e visual.

O Cabelo

Quando comparado à versão do vilão interpretada por Heath Ledger, esta de Jared Leto se destaca pelo tom verde mais brilhante, que se assemelha mais ao da versão de Jack Nicholson, e por ser todo lambido para trás com gel. Mas talvez o que mais chama atenção seja a forma como Leto posou com as mãos nos cabelos, emulando um famoso quadrinho do clássico A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland, justamente a cena em que ocorre a primeira transformação física do Coringa.

As tatuagens

Sem dúvida o que mais chamou a atenção de quem está acostumado com as versões anteriores do personagem no cinema e na TV foram as tatuagens. Elas oferecem um bocado de iconografia ligada ao Coringa que merece uma análise mais minuciosa:

Pra começar, temos tatuagens de cartas de baralho, quatro pra ser mais exato, com a quinta sendo representada pela caveira com um gorro de bobo da corte, que é uma das mais populares da cultura pop.

A palavra “Damaged” (“danificado” em tradução livre) na testa parece uma referência às tatuagens que o assassino Charles Manson tem no rosto.

A pele

A palidez de sua pele sugere que ela foi descorada, supostamente pelo acidente químico ocorrido em sua origem conforme revelada em A Piada Mortal, que foi recentemente recontada no arco Ano Zero, de Scott Snyder e Greg Capullo, sem grandes alterações relativas ao que o levou a ficar assim.

P.S: tradução livre

Ainda essa semana, mais uma vez ligeiro como o Papaléguas, o Thedudes.com.br postou mais uma foto vazada do personagem. Foto que fez a primeira parecer muito mais um choque nos fãs! Dessa vez mais, o destaque é o olhar de Jared como Coringa e é neste ponto que eu queria chegar: a interpretação.

Heath Ledger derrubou diversos forninhos, criando uma legião de fãs e de críticos a qualquer coisa que chegasse perto do personagem. Admito uma tese do senhor Rhuan Linhares: como a morte do ator, a parada ganhou uma roupagem emocional muito grande, o que acabou elevando ainda mais a “moral das coisas” no filme.

Porém acredito piamente que Jared Leto conseguirá corresponder na atuação. Ele, que é um esplendido cantor, já surpreendeu a crítica nos cinemas. Ele fez uma pequena ponta em “Clube da Luta”, estrelou “Réquiem para um Sonho” (tendo que perder 20 kilos), interpretou o amante de Colin Farrell em “Alexandre”, foi o irmão drogado de Nicolas Cage em “O Senhor das Armas” e fez Mark David Chapman, o cara que matou John Lenonn, no filme “Capítulo 27” (aqui ele teve que ganhar 32 kilos). Outro feito de “Jesus Leto” é ter ganho o Oscar de melhor ator coadjuvante por “Clube de compras Dallas” em 2014. (Cry, DiCaprio, Cry…)

Além disso o rapaz dirige e atua nos clipes do 30 Seconds to Mars. Foi assim como From Yesterday, This is War, Beaultiful Lie e “Hurricane”, dirigido e escrito pelo próprio Leto.

Por tanto, amigos Dudes, é esperar 2016. Esquadrão Suicida estreia no Brasil em 4 de Agosto e até lá ainda vamos ter muuuuuuuitas novidades sobre o próprio Coringa e sobre os outros vilões do filme. Mas, cá entre nós: quem disse que a DC não conseguiria comoção com a sua entrada no mundo dos cinemas, está com a língua queimadinha, queimadinha…

EASTER EGG DA COLUNA: TOMARA QUE O BÁTIMA APANHE COMO MASSA DE PIZZA DO SUPERMAAAAAAAAAAAAN! (IMAGINE EU FALANDO ISSO E CORRENDO)

Nos vemos na próxima quarta-feira, fechado!? Se quiser mandar sugestões pro Dedey é só mandar e-mail para : andrey@thedudes.com.br

Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2017