Outcast – Crítica do episódio piloto

6 de junho de 2016

O gênero “demônio”, se é que podemos chamar assim, parece ter tomado de vez a TV americana. Se contarmos a estreante Outcast e a série baseada em O Exorcista, que ainda vai estrear, são seis as séries abordando o tema (as outras são: Ash vs. Evil Dead; Lucifer; Damien e Preacher). A competição é acirrada, mas Outcast sai na frente.

utcast

OBS: Contém Spoilers do primeiro episódio

A série que debutou domingo (05/06) pela FOX e é transmitida pelo canal Cinemax nos EUA trouxe um terror diferente para a telinha. Criada por Robert Kirkman – famoso por criar The Walking Dead – primeiramente como revista em quadrinhos, a série vem para a TV com o episódio piloto escrito pelo próprio Kirkman.

Outcast conta a história de  Kyle Barnes (Patrick Fugit) uma pessoa a vida inteira atormentada por um demônio. O diferencial aqui é que o personagem em si não é possuído pelo demônio, mas sim aqueles que o cercam. Aqueles que ele ama. A série aborda a solidão, a amargura de Kyle ao mostrar flashbacks dos traumas que o perseguem desde sua infância. Desde a mãe abusiva e violenta na infância, até a esposa possuída e a filha espancada. À medida que a amargura e depressão do personagem são estabelecidas, o tom dark sem ser gore da série se acentua.

Ao mesmo tempo, temos o desenvolvimento de outro caso de possessão na cidade de Kyle. Trata-se de um menino, Joshua Austin (Gabriel Bateman). Sem muito se assemelhar ao que o público está acostumado com casos de possessões no cinema e na TV, aqui o terror fica nas falas e gestos do ator mirim – muito bem no papel – que está sempre na penumbra. O que gera mais medo no espectador.

A série consegue, por meio de boas atuações, roteiro simples, fotografia interessante, entregar um terror que foge aos clichês de possessão. Sem vômitos amarelos ou cabeças girando. Sutilmente, há toques de quadrinhos na série. Claramente, influência do texto de Kirkman. Há uma atmosfera envolta do personagem principal que sugere uma jornada em busca de seus demônios – sem trocadilhos.

O episódio piloto, A Darkness Surrounds Him, convence e consegue prender a atenção do espectador para este e para os episódios que virão. A série faz isso apenas com a construção de sua trama e de seus personagens, não há plot twists ou um grande cliffhanger.

Outcast terá 10 episódios e já foi renovada para uma segunda temporada. A série é exibida todo domingo às 23:00 pela FOX.

Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2016