Netflix disponibiliza sistema de narração para deficientes visuais

15 de abril de 2015

demolidor poster novo

O Netflix ganhou um sistema de narração para deficientes visuais. A novidade não poderia ter uma programação melhor para estrear. O título é “Demolidor”, série da Marvel em que o protagonista é um super-herói cego. A nova função foi anunciada em um post no blog oficial para Estados Unidos e Canadá, por Tracy Wright, diretora de operações de conteúdo do serviço de streaming de vídeos.

Funciona assim: o recurso é uma áudio descrição que descreve as cenas dos programas que estão passando para quem tem deficiência visual. Além das vozes dos personagens, o áudio fala sobre eles, detalha suas aparências, os cenários e toda a ambientação. Assim, os deficientes visuais podem ter uma melhor noção do que se passa no filme ou série.

Por enquanto, só a série “Demolidor” terá as narrações, mas a tendência, segundo a própria companhia de streaming, é que nas próximas semanas, séries famosas como House of Cards, Orange Is The New Black e Marco Polo recebam também este recurso, que está disponível apenas nos conteúdos de língua inglesa. Mas, o fato já é um grande avança na inclusão!

Para ativar a narração, é preciso selecioná-la como se fosse um idioma. Ela está na mesma lista que tem as opções de linguagem de áudio. Nossa expectativa é que esta narração tenha sua disponibilização também para usuários de regiões onde o inglês não é a língua principal, como o caso do nosso querido Brasil, em português.

Com informações de Netflix

Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2017