MULTIVERSO DO PEDROCA – BATMAN: O LONGO DIA DAS BRUXAS

6 de setembro de 2015

Olá dudes, cá estou eu escrevendo do meu celular na sala de cinema esperando começar Ted 2, só adiantando o trabalho mesmo, e hoje vou falar de uma história do cruzado encapuzado que eu li recentemente e achei simplesmente sensacional, estou falando da HQ BATMAN: O LONGO DIA DAS BRUXAS.

BatmanTLH

SINOPSE: “Seguindo diretamente os eventos de Batman: Ano Um, esta obra mostra uma série de assassinatos ocorridos em datas festivas e sempre relacionados ao submundo dos gângsteres de Gotham City, trazendo de volta personagens como Carmine Falcone, Harvey Dent, James Gordon, Mulher-Gato e muitos outros.”
A história  se passa no início da carreira do morcego, quando o mesmo só tinha dois aliados dentro do sistema: o comissário de polícia James Gordon e o promotor público Harvey Dent. Juntos, os três buscavam maneiras dentro da lei de derrubar as principais famílias mafiosas de Gotham, os Falcone e os Moroni, ambas famílias mafiosas rivais e dominantes dos negócios ilícitos da cidade.
No entanto, ao mesmo tempo que os três buscam derrubar as famílias, um serial killer surge na cidade, atacando sempre os capangas da família Falcone e em feriados (alguns que não são comemorados no Brasil, ou que são comemorados em datas diferentes), levantado uma nova investigação, ainda mais complicada, onde os suspeitos eram muitos, incluindo o próprio Harvey Dent.
Quanto à parte artística da HQ, eu tenho que admitir que o desenho me causou certa estranheza, por ser um estilo muito estilizado, feito por Tim Sale, onde o corpo humano tem expressões e formatos exagerados, vide o sorriso do coringa e o corpo musculoso do batman, que parece ter quase dois metros nessa HQ.
                           batman-the-long-halloween-batman-5176776-1024-768SaleJoker
Em compensação, as cores da HQ realmente passam um ar de suspense, já que há um predomínio de tons escuros de azul é um grande uso do preto, pra dar a impressão de que sempre é uma noite fria e escura em Gotham. Há também os momentos em que tudo assume tons de preto e branco, no momento dos assassinatos do serial killer, lembrando muito os filmes de suspense policial antigos.
foe33b
A história é um fator que realmente merece o prêmio EISNER que ganhou em 1998, pois mostra as ações do Feriado no decorrer de um ano, nesse interím podemos ver o quanto isso leva os protagonistas e os antagonistas ao limite, com o Batman duvidando de seus aliados, Harvey Dent duvidando de sua habilidade como promotor e James Gordon enfrentando problemas dentro de casa, tanto por parte de sua esposa quanto por parte de seu filho recém-nascido. Do outro lado da história vemos a família Falcone se despedaçando, já que todos são suspeitos e não existem aliados até o assassino ser capturado.
Loeb roteiriza a história muito bem de maneira a dar uma certa ambiguidade aos personagens, para que o leitor não consiga descobrir quem é o assassino até a chocante reviravolta do final da história, que dá origem a um dos grandes vilões clássicos do homem morcego.
lolol
Pra você que chegou até aqui, muito obrigado, quaisquer críticas e sugestões é só mandar lá no meu TWITTER. obrigado por lerem e darem essa força, beijos e abraços seus lindos, boas aulas e até o próximo domingo.
Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2016