Multiverso do Pedroca #4 – Homem-Aranha Superior

19 de julho de 2015

Bom dia, boa tarde e boa noite legião DUDE, cá estou eu voltando para mais um post, e dessa vez vamos mudar de ares e falar sobre um arco da MARVEL, uma que gerou muita polêmica e revolta de inúmeros fãs (até ameaçaram passar a faca no roteirista, serinho), mas que na minha opinião desenvolveu o personagem até um patamar merecido pelo mesmo. Isso mesmo senhores, estou falando do arco HOMEM-ARANHA SUPERIOR.

d8a31_HomemAranhaSuperior

Primeiramente vamos à sinopse desse arco polêmico:  “Doutor Octopus estava morrendo. A fim de enganar a morte, ele usou suas habilidades de cientista louco e transferiu sua mente para seu maior inimigo: Peter Parker, mais conhecido como Homem-Aranha. Agora Otto Octavius está com o corpo, a mente e com os poderes de Peter, além de suas memórias. E com o corpo moribundo do Doutor Octopus, Peter tenta de tudo para reverter a transferência e tomar seu corpo novamente, porém Peter não consegue e, aparentemente, morre. Como seu último ato (?), Peter faz Otto prometer que continuará o legado do Homem-Aranha: assim, Otto entende a lição de grandes responsabilidades.

Agora, o Doutor Octopus tem que ser um novo Homem-Aranha, um super-herói superior: ele será o Homem-Aranha Superior. Ele será um Homem-Aranha com os poderes de Peter e a genialidade de Otto!”

Pois é galera, agora o octopus é o novo homem-aranha, um homem-aranha mais cruel, mais inteligente, mais impiedoso, e com um senso de justiça mais deturpado que o do nosso amigão da vizinhança original.

para se ter uma idéia, já no terceiro número da revista, o novo homem-aranha captura um super vilão que fez reféns na estação central de trens de NYC, e vendo que ele era um psicopata que não ia parar, o superior HA o executa com um tiro na cabeça (uma observação que deve ser feita é que a população que estava sendo feita refém apoiou e defendeu esse ato, inclusive os policiais se recusaram a dedurar o HA).

02

Depois disso, o mesmo consegue ganhar a simpatia do então prefeito de NYC, o tão bigodudo Jonah Jameson Junior, que (ironicamente) decide apoiar o teioso superior e suas ações como protetor da cidade.

Ao mesmo tempo que age como HA, Otto/Parker busca resolver os perrengues da vida pessoal do antigo dono do seu corpo, como por exemplo obter seu título de doutor, além de criar sua própria empresa, a PARKER INDUSTRIES, depois que o seu antigo local de trabalho (o horizon labs) foi destruído por um experimento que não deu certo.

Pulando um pouco, depois de salvar o prefeito e seus assessores de uma fuga em massa de vilões na ilha-prisão da balsa (ou era a prisão rykers, eu não lembro exatamente agora) o HA suborna o prefeito J.J.J para lhe entregar a ilha para que ele a transformasse na ilha-aranha e montasse uma milícia armada para capturar vilões e defender a cidade, além de montar um sistema de vigilância feito por drones-aranha por toda a cidade.

Mas, como nem tudo são flores, o duende verde começa a montar seu próprio exército com capangas de todos os vilões de NYC que o aranha derrubou e alguns simpatizantes de sua ideologia, a chamada gangue do duende. E que ao atacar a cidade com força total, superou a força do aranha superior, mostrando a ele que ele tinha falhado.

Após seu encontro com o duende e com a notícia de que seu novo interesse amoroso estava em perigo, Otto salva uma menina que foi sequestrada pela gangue de ser atropelada por um trem do metrô, após um pequeno fragmento da mente do Peter Parker original gritar para Otto fazê-lo, só então Otto percebe que nunca poderia ser um HA superior, já que não tinha o mesmo coração e caráter que Peter Parker. Otto então promete devolver o corpo de Peter desde que ele salve sua amada do duende. Peter obviamente aceita e salva o dia com a ajuda de seus outro companheiros aranhas (incluindo o HA 2099).

Peter_Parker_(Earth-616)_from_Superior_Spider-Man_Vol_1_30

HOMEM-ARANHA SUPERIOR foi um título publicado nos EUA pela iniciativa MARVEL NOW! (NOVA MARVEL no Brasil), que trazia novas histórias e novos títulos para os heróis de casa das idéias.

Apesar de muito polêmica, a HQ do HA SUPERIOR trouxe um desenvolvimento ao personagem que estava travado havia muito tempo (desde o polêmico e revoltante pacto com mefisto, que o deixou solteiro e apagou sua filha da existência), sempre estando naquela situação de desempregado e sem dinheiro, tanto que as histórias que se seguem ao HA superior mostram Peter Parker tendo que gerir sua nova empresa sem as memórias de Otto Octavius (que o mesmo apagou ao desistir de ser o HA), trazendo o mesmo bom humor das histórias de sempre, mas em uma nova dimensão da vida do HA.

Uma coisa que me agradou muito nessa HQ foi a conclusão, que mostrou que mesmo o HA superior tendo uma vasta gama de recursos e inteligência, o mesmo não conseguiu superar o instinto e a determinação do HA original, decidindo devolver o corpo do mesmo numa sequência de quadrinhos que conseguiu de emocionar bastante, que mostra o doutor apagando todos os seus atos da mente de Peter, tanto os ruins quanto os bons, mostrando que o mesmo realmente queria fazer a diferença, e que não tinha tomado o copo do aranha só por vaidade.

Superior-Spider-Man-30-Spoilers-Peter-Parkers-Amazing-7

Mesmo tendo um final bem clichê, esse arco mostra a essência do homem-aranha e o porquê de ele ser um personagem tão querido e amado por todos, toda sua humanidade e seu heroísmo. Além do mais, a cara que o duende verde faz quando vê que o HA original voltou é definitivamente impagável. Eu recomendo fortemente essa saga que está se encerrando agora no brasil e que renovou a essência do HA para mim, leitor e fã. Agora é hora de esperar o fim das atuais guerras secretas para vermos as aventuras de um Peter Parker rico, dono de uma empresa reconhecida no mundo todo e um homem-aranha que age mundialmente (e com um novo bugre aranha \o/).

amazing-spider-man-1

Pra você que chegou até aqui eu agradeço muito, críticas e sugestões podem fazer no meu Twitter: pedro_nina54, beijos e abraços seus lindos, e até o próximo domingo.

Espalhe o Dudecast
The Dudes © 2017